Os tratamentos com microagulhas (Indução Percutânea de Colágeno, Microperfusão de Medicamentos na Pele) consistem na utilização de dispositivos dotados de agulhas muito finas que, ao penetrar na pele, criam micro canais onde podem ser inseridos medicamentos (como vitamina C, fatores de crescimento, ácido hialurônico, outros antioxidantes potentes). Além disso, o efeito mecânico da passagem das agulhas funciona como estímulo para produção de colágeno. A depender da profundidade atingida, (existem agulhas que variam de 0,5mm a 2,5mm, lembrando que agulhas com mais de 1 mm de comprimento só podem ser utilizadas por médicos), temos melhora importante da textura da pele, manchas, poros, cicatrizes de acne – e outras cicatrizes -, estrias, rugas e linhas finas.

Esse método também é muito promissor no tratamento dos diferentes tipos de quedas de cabelo. O procedimento é feito com aplicação de cremes anestésicos, tornando-o muito bem tolerado, mas durante o procedimento pode ocorrer discreto sangramento.

A MMP e a IPCA diferem no tipo de dispositivo utilizado: na primeira, uma máquina faz a introdução das microagulhas e, na segunda, trabalhamos com rolos onde as agulhas estão inseridas. No pós-tratamento, observamos vermelhidão e inchaço leve, que regridem em poucos dias.