Um dos principais eventos do processo de envelhecimento é a reabsorção óssea que serve de sustentação para a musculatura e para o tecido subcutâneo (gordura facial); além disso, esse mesmo tecido também sofre atrofia diminuindo sua espessura. Todos esses eventos, associados à perda de fibras elásticas e do colágeno da pele, resultam numa inversão do triângulo facial da beleza e juventude, ou seja, a região das bochechas se torna achatada, o rosto se torna quadrado com aumento do queixo e perda do contorno inferior, quando o rosto parece ter continuidade com o pescoço. Assim, quando envelhecemos temos a sensação de que o rosto está “caindo”, além de surgirem rugas, sulcos e sombras. Os preenchimentos faciais são soluções não cirúrgicas para tratar o envelhecimento e outras desarmonias no rosto. Atualmente abordamos o envelhecimento da face de forma tridimensional, e para resultados mais naturais não devemos somente preencher linhas e sulcos, mas sim devolver sustentação, volumes e estruturas perdidas, restaurando o contorno facial. Os preenchedores podem ainda ser usados para remodelar lábios (contorno, aumento de volume ou projeção), corrigir olheiras e tratar envelhecimento das mãos e pescoço. É um procedimento rápido, utilizamos anestesia em cremes e pomadas; alguns materiais também contém anestésico em sua composição para aumentar o conforto na hora da aplicação. O uso de microcânulas possibilita mínimo inchaço e reduz o risco da formação de hematomas, além de deixar o procedimento mais seguro.

Os principais materiais usados (todos preenchedores temporários) para realizar o preenchimento são:

Ácido Hialurônico

Existem vários tipos de particulação do ácido hialurônico, o que confere maior ou menor densidade ao preenchedor e assim torna-o extremamente versátil, ou seja, pode ser usado para realizar volumização, melhorando contorno, criando pontos de sustentação perdidos ou mesmo para preencher linhas finas, bem superficiais.

Ácido Polilático

Ajuda na reposição de volume, porém, de maneira mais sutil, atua como estimulador de colágeno; podemos dizer que é uma substância com ação “firmadora”, pois trata flacidez da pele. São necessárias pelo menos três sessões com intervalo de um mês entre elas.

Hidroxiapatita de Cálcio

É um preenchedor para áreas de maior perda de volume, dever ser usado em sulcos mais profundos, mãos e pescoço. Tem características que o fazem ter uma alta durabilidade e também atua promovendo estímulo de colágeno.